Conheça o Vê e no que acreditamos

O veganismo está muito mais para um estilo de vida e de respeito para com a vida dos demais seres vivos do que para uma dieta alimentar, é baseado em quatro pilares do veganismo:

Ética

A ética talvez seja o pilar de maior importância do veganismo, visto que os animais são providos de sentidos tanto quanto os seres humanos, eles sofrem, amam e sentem prazer. O veganismo é contra o pensamento egoísta de que eles existem apenas para saciar nossos prazeres e necessidades.

Social

De acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT), a pecuária tem responsabilidade significativa pelo trabalho escravo no Brasil e no mundo, além de ser responsável em escala mundial por grande parte do desperdício de alimentos, visto que para produzir 1kg de proteína animal é necessário de 2 a 10Kg de proteína vegetal. Sabendo-se que há 1 bilhão de pessoas que passam fome no mundo, é desprezível aceitarmos tamanho desperdício.

 Saúde

Os estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida similar mostram que os vegetarianos têm menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis,  como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade.

Um padrão de alimentação que promove tantos benefícios não pode ser constituído de uma dieta carente.

Meio Ambiente

A produção pecuária do mundo tem efeitos significativos na poluição das águas, no efeito estufa, e está entre os três maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas da local à global, segundo a Organização das Nações Unidas (FAO/ONU, 2009).

Vegano? O que é isso?

“O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais.” Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.

Vegano – ou vegana –, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais.

O Restaurante

Motivados pelos movimentos abolicionistas que defendem o fim da exploração animal, iniciamos nossas atividades em outubro de 2014 como uma alternativa vegana no mercado gastronômico gaúcho. Inspirados em modelos de negócio que aliam saúde, ecologia, sustentabilidade e cultura, procuramos reproduzir pratos da culinária tradicional brasileira e da alta gastronomia internacional em versões 100% vegetais.